sexta-feira, novembro 10, 2006

Mídia Católica, Mantos Sagrados quentes

Final de semana passada fomos surpreendidos por flashs, explosões e fumaça de pólvora nos céus da capital Inglesa devido a um ousado atentado terrorista no Parlamento Britânico. Alguém conseguiu driblar a segurança da mais imponente construção gótica do Reino Unido, instalando nada menos que trinta e seis barris de pólvora, num total de uma tonelada, em um dos compartimentos do porão. Ao contrário do que se imagina, não se tratava de um atentado muçulmano com o intuito de influenciar o governo instigando pânico na população civil. A trama foi planejada por católicos romanos extremistas que, ao matar boa parte do ministério, Primeiro Ministro e a familia Real (todos de origem protestante) cometendo o temível ato de 'regicídio', pretendiam acabar com o sistema democrático representado pelo parlamentarismo e eleger um Rei católico tirano. O arquiteto do plano, Robert Catesby, um rico e respeitado membro de uma facção da igreja católica com ideologias similares àquelas da Inquisição Espanhola, recrutou o ex-militar Guy Fawkes que foi o responsável pela execução do atentado. Revolução na Inglaterra!

Muito me admira o assunto não ter sido abordado pela Veja, IstoÉ, Jornal Nacional, Fantástico e programas do gênero. A princípio imaginei que isso se deve ao fato de a mídia brasileira ser católica. Todos nós sabemos a quantidade de panos quentes que já foi despejado pela igreja no intúito de proteger padres pedófilos, pederastas e roubalheiras em geral. Mas como também sei que nossos meios de comunicação adoram um barraco e que certamente os repórteres daí se esfaqueariam para ser o primeiro a cobrir a história, passei a imaginar que o desinteresse da mídia sobre essa revolução se deve ao fato de que esse atentado aconteceu em 5 de novembro de 1605. E falhou. O Rei era James I e o atentado era mais uma das tentativas de Contra-Reforma. Guy Fawkes foi queimado em praça pública para o deleite dos amantes da liberdade. Os flashs, as explosões e a fumaça de pólvora que vimos domingo passado eram apenas fogos de artifício comemorando o fracasso da operação. Bonfire Night. Uma celebração à democracia onde crianças correm felizes de um lado para o outro, soltando rojões, jogando biribinha, pegando fogo, perdendo dedos e acendendo fogueiras onde tradicionalmente se queimam bonecos de pano artesanalmente fabricados com a aparência de Guy Fawkes.

John Lennon, no album 'Plastic Ono Band' de 1970, escreve sobre a festividade na faixa número seis. A música se chama 'Remember' e, de uma forma bizarra, pode ser traduzida assim:

"O balão vai subindo... vai caindo a garoa... ... São João... São João, ascende a fogueira no meu coração... óia a coooobra!"

3 Comments:

At 9:31 AM, Blogger Joe Bass said...

Se eu assinalar aqui que eu estou lendo essa bosta voce atualizaria-a pelo menos uma vez por mes?

 
At 8:33 PM, Blogger Joe Bass said...

Acho que essa porra não vai ter mais do que duas atualizações por ano. Cacete ...

 
At 8:44 PM, Blogger mauro teixeira said...

Grande Gui, como vc está meu irmão?. Parabéns pelo seu blog. E obrigado por divulgar o meu, mas o endereço mudou. É www.entreobemeomauro.zip.net

 

Postar um comentário

<< Home