Liberté, Sérieté, Maturité
Quando acreditamos que no primeiro mundo a diplomacia e a maturidade são as chaves do sucesso nas relações exteriores, então, andamos acreditando um pouquinho demais nas coisas:Todos estamos acompanhando, de perto ou não, os protestos Pró-Tibete que vêm acontecendo durante a travessia da tocha olímpica pela europa. Manifestantes, geralmente velhinhos mirradinhos e descabelados, correm tresloucados tentando agarrar a tocha a todo custo só para serem soterrados por uma multidão de policiais que, numa linha aparentemente infinita, decolam de suas bicicletas de braços abertos como águias e aterrizam de barriga como albatroses sobre o corpo ja quebrado e imobilizado do vovô que, sem fôlego e sem conseguir verbalizar, assiste o corredor e a tocha se afastando, cercado por uma corrente viva de chineses de moletom e bonezinho azul calcinha, que correm atrapalhados de mãos dadas, olhando para todos os lados com sofreguidão e se perguntando: ‘por que é que tudo é tão difícil para a gente?’
A maturidade, por sua vez, faltou mesmo foi por parte da polícia Inglesa.
No dia seguinte ao fracasso da corrida olimpica na França, a página principal da BBC Inglêsa destacava a matéria: ‘Aula de Segurança nas Olimpíadas’. Antes de apresentar um resumo da notícia, vale lembrar que o relacionamento ‘Inglaterra x França’ é tão amigável quanto o relacionamento ‘Brasil x Argentina’.
A matéria começava salientando o quão inconveniente essa manifestação Pró-Tibete foi para as pobres famílias que se juntaram desde cedo da manhã para presenciar um momento único na vida: a passagem da tocha olímpica... e acesa ainda por cima! Na sequência, a materia disfarçadamente muda de assunto para dizer que esse trabalho foi muito fácil para a polícia e que eles estavam praticamente jogando com o time reserva. A facada final vinha com as palavras vibrantes do Comissário Tarique Ghaffur:
“Nosso plano tático deu certo. Nosso objetivo era proteger a tocha e o corredor para que seguissem o trajeto. Seguiram, e em tempo recorde!”
Na linha seguinte, em cores vivas, o link ‘notícias anteriores’ saltava aos olhos, destacando o subtítulo: ‘Tocha é extinta 5 vezes em Paris’.
3 Comments:
Êêêêêêêêêe! Saiu o texto anual!
Esperamos ansiosamente pelo texto de 2009.
Ah, pois é! 2009 chegou mais cedo Zé Mané!
Ei, pode parar! Tô sem tempo de postar tanto assim pra te ultrapassar.
Postar um comentário
<< Home