sábado, abril 12, 2008

Liberté, Sérieté, Maturité

Quando acreditamos que no primeiro mundo a diplomacia e a maturidade são as chaves do sucesso nas relações exteriores, então, andamos acreditando um pouquinho demais nas coisas:

Todos estamos acompanhando, de perto ou não, os protestos Pró-Tibete que vêm acontecendo durante a travessia da tocha olímpica pela europa. Manifestantes, geralmente velhinhos mirradinhos e descabelados, correm tresloucados tentando agarrar a tocha a todo custo só para serem soterrados por uma multidão de policiais que, numa linha aparentemente infinita, decolam de suas bicicletas de braços abertos como águias e aterrizam de barriga como albatroses sobre o corpo ja quebrado e imobilizado do vovô que, sem fôlego e sem conseguir verbalizar, assiste o corredor e a tocha se afastando, cercado por uma corrente viva de chineses de moletom e bonezinho azul calcinha, que correm atrapalhados de mãos dadas, olhando para todos os lados com sofreguidão e se perguntando: ‘por que é que tudo é tão difícil para a gente?’

Apesar da forma heróica com a qual os defensores das Olimpíadas aparecem, impondo força e respeito de maneira calma, e do modo patético com a qual os manifestantes são mostrados na mídia, simpatizo unilateralmente com os Monges. A cada dia que passa fica mais óbvio que a máquina da propaganda trabalha para as corporações patrocinadoras das Olimpíadas e não para um mundo de paz, amor e justiça. Acredito que o Tibete usou e se esgotou de diplomacia, sem nunca perder a maturidade. Coisa de primeiro mundo. Detalhe: os Tibetanos são tão ricos e evoluídos tecnologicamente quanto a tribo dos Wai-Wai na Amazônia. Pessoalmente, pesquisar e entender o que vem acontecendo no Tibete a quase 60 anos me fez ter vontade de urinar na tocha olímpica.

A maturidade, por sua vez, faltou mesmo foi por parte da polícia Inglesa.

No dia seguinte ao fracasso da corrida olimpica na França, a página principal da BBC Inglêsa destacava a matéria: ‘Aula de Segurança nas Olimpíadas’. Antes de apresentar um resumo da notícia, vale lembrar que o relacionamento ‘Inglaterra x França’ é tão amigável quanto o relacionamento ‘Brasil x Argentina’.

A matéria começava salientando o quão inconveniente essa manifestação Pró-Tibete foi para as pobres famílias que se juntaram desde cedo da manhã para presenciar um momento único na vida: a passagem da tocha olímpica... e acesa ainda por cima! Na sequência, a materia disfarçadamente muda de assunto para dizer que esse trabalho foi muito fácil para a polícia e que eles estavam praticamente jogando com o time reserva. A facada final vinha com as palavras vibrantes do Comissário Tarique Ghaffur:
“Nosso plano tático deu certo. Nosso objetivo era proteger a tocha e o corredor para que seguissem o trajeto. Seguiram, e em tempo recorde!

Na linha seguinte, em cores vivas, o link ‘notícias anteriores’ saltava aos olhos, destacando o subtítulo: ‘Tocha é extinta 5 vezes em Paris’.

3 Comments:

At 3:37 PM, Blogger Joe Bass said...

Êêêêêêêêêe! Saiu o texto anual!
Esperamos ansiosamente pelo texto de 2009.

 
At 4:39 PM, Blogger Guilherme Aguiar said...

Ah, pois é! 2009 chegou mais cedo Zé Mané!

 
At 12:48 AM, Blogger Katchatcha said...

Ei, pode parar! Tô sem tempo de postar tanto assim pra te ultrapassar.

 

Postar um comentário

<< Home