quarta-feira, abril 23, 2008

Não Sou Comunista!

Na minha última visita ao Brasil, me surpreendi com meu pai dizendo que eu virei um 'comunistinha'. O fato de eu saber pouco ou nada a respeito dessa ideologia política pareceu não fazer muita diferença para ele. Tudo que eu estava tentando dizer para meu pai era que o mundo não parecia estar indo muito bem.

Para mim, 'Comunismo' sempre foi um termo associado com o que há de pior no mundo. Um palavrão horrendo. Se auto-proclamar adorador de satanás em uma quermesse de paróquia não seria tão grave quanto assumir simpatia pelos camaradas. Passei então a me perguntar se alguém de minha convivência saberia qual é ou quais são os pontos que formam essa ideologia e onde é que essa filosofia falhou tão gravemente com a humanidade a ponto de ser jogada a esse ostracismo jocoso. Mas se você está achando que esse meu post tem o intúito de explicar o comunismo e suas aspirações, enganou-se. Continuo não sabendo muito a respeito desse assunto e não pretendo parar tudo pra pesquisá-lo. Meu objetivo hoje é lembrar 'quem' nos falou que comunismo era coisa do capeta e questionar a idoneidade do acusador.

O auê começou depois da Segunda Guerra Mundial. Em 1950 o comunismo estava se espalhando rapidamente, sob os olhos apavorados do mundo capitalista. O pânico era explicável: qualquer cidadão de posses no mundo capitalista teria de abrir mão de suas propriedades para permitir que pessoas desprivilegiadas tivessem onde morar e plantar. Direitos iguais, direitos humanos. A solução encontrada para evitar essa 'catástrofe' foi a desmoralização do sistema político comunista. Desde então, como um lobo em pele de cordeiro, a propaganda vem se disfarçando de 'notícia'. Durante a Guerra Fria, a inteligência secreta dos Estados Unidos (CIA) foi muito bem sucedida em corromper e destruir os países vermelhos enquanto a mídia, que sempre foi uma propriedade privada dos 'cidadãos de posse', passou a te dizer o que é bom e o que é mau, o que é verdade e o que é mentira. 'Os Comunistas vão tomar todas as suas posses! Vão controlar sua vida e acabar com sua liberdade! Comunistas comem criancinhas! Você não vai querer que um vagabundo qualquer tenha os mesmos direitos que você, vai?'. Como resultado dessa propaganda, o Comunismo nunca foi exercido de forma plena durante tempo suficiente para se provar eficaz ou não. No Brasil, dizem as más línguas, com o patrocínio do governo Americano e influência direta da CIA, a Rede Globo promoveu a caçação dos comunistas e o estabelecimento da ditadura militar, usando o mesmo discurso dos países capitalistas ricos.

Em 1964, as agências de notícias internacionais abalaram o mundo e mais uma vez alertaram contra os perigos do comunismo. Segundo a notícia, dois navios americanos haviam sido bombardeados pelos comunistas vietnamitas no Golfo de Tonken. Isso foi o evento catalizador que motivou milhões de americanos a se alistarem no exército e deu início à maior guerra americana, depois da Segunda Guerra Mundial. A Guerra do Vietnam durou 16 anos, matou 58 mil americanos e 3 milhões de vietnamitas. Só houve um pequeno probleminha: o 'Incidente do Golfo de Tonken' nunca aconteceu. Foi uma encenação usada como desculpa para começar a guerra. O antigo Secretário de Defesa Norte Americana Robert McNamara veio a público anos após o término da guerra, dizendo que o incidente foi um 'engano', enquanto muitos outros oficiais se manifestavam dizendo que o incidente foi uma farça. Uma mentira completa.

Hoje em dia, 'comunista' soa muito mais engraçado do que assustador. Mas a mídia nunca perde tempo. Eles sempre arrumam uma maneira de assustar o povo e justificar atrocidades. Agora, a palavra da hora é 'Terrorista'. Foi com essa ameaça e com outra encenação, dessa vez no World Trade Center, que o governo americano encontrou o aval pra invadir o Iraque em mais uma guerra iniciada, não com o propósito de ser vencida, mas sim, com o propósito de durar, afinal, guerras são extremamente lucrativas. Anotem em um caderninho o que eu vou dizer agora. Palavras do Pai Guilherme de Orixá: o Iran é o próximo. E não há nada que se possa fazer para evitar isso. Fico apenas me perguntando: qual será a encenação dessa vez? Quantas pessoas serão assassinadas pelo próprio governo, em frente às câmeras de TV, como desculpa para invadir mais um país rico em petróleo? Será que eu vou me safar? Da última vez passou perto...

As 'notícias', porém, não foram o único modo de manipular e abafar a opinião pública. Nos Estados Unidos por exemplo, a mídia é exclusivamente responsável pela venda do chamado 'American Dream' (Sonho Americano). Trabalhe muito, pague seus impostos, não se meta onde não é chamado e você terá uma bela casa, um belo carro, um guarda-roupas indefectível e uma linda família para viajar o mundo e aproveitar a vida, no melhor estilo de um comercial de margarina. Se você não tem, você não é ninguém. Com isso, todos baixamos nossas cabeças e a enfiamos no trabalho, na esperança de sobreviver e poder pagar o rombo do cartão de crédito e do carnê de prestações de todos aqueles artefatos que a TV nos empurrou goela abaixo, cegos para as poucas coisas que realmente importam na vida. O mundo gira, seus filhos crescem e seus pais envelhecem enquanto você está no escritório. Trabalhamos a vida toda para pagar por impostos e coisas que não precisamos, enquanto os meios de comunicação nos dizem que somos livres. Somos livres para fazer o que eles mandam.

Um estudo realizado no começo desse ano aqui na Inglaterra, informou que um peasant (pessoa na Idade Média que trabalhava no campo) trabalhava duas horas por dia durante o verão, e duas horas por semana no inverno para extrair de suas terras o sustento necessário para sua família. No entanto, durante minha pesquisa sobre 'os males do comunismo', que, a propósito, não deu em nada, encontrei o comentário de um cidadão americano que dizia 'Eu prefiro muito mais ter a preocupação de como é que eu vou pagar pela minha casa sob o sistema capitalista, do que ter minha casa e todas as minhas propriedades confiscadas pelo governo e trabalhar como um escravo sob o sistema comunista'. He he he...

Eu fui apenas mais uma vítima da mídia. Larguei minha família e saí pelo mundo para tentar ser 'alguém', para virar um rockstar. Acho que também estou cansado desse 'circo'. Desculpa, pai. Se essas são minhas opções, prefiro ser mesmo um 'comunistinha', pois para se acreditar no 'American dream', como diria George Carlin, 'é preciso estar dormindo'.