quinta-feira, maio 08, 2008

Banksy, o Invisível

Certa manhã chuvosa no centro da capital Inglesa, um homem de origens asiáticas e de mal com a vida chega para mais um dia de trabalho em sua banquinha de jornal. Retirando um molho de chaves do bolso de suas calças surradas, mal humorado e ainda com sono, ele luta contra suas mãos semi-congeladas e sua vista embaçada para encontrar e separar a chave que abriria o cadeado na parte de trás de sua banca. Ao posicionar-se em frente à pequena porta metálica, no entanto, ele se dá conta de que, na calada da noite, algum vândalo maldito havia pixado toda a parede traseira da banca que lhe custara muitos anos de trabalho para adquirir.

Esse evento só serviu para tornar sua vida ainda mais amarga. Eu sei. Tive o desprazer em conhecê-lo. Ali entre os jornais, chicletes e cigarros, ele sentia no peito a ofensa quando alguém parava para admirar a sujeira que lhe custaria 600 libras para consertar.

Alguns meses depois, em um dia como outro qualquer, um turista japonês mais ousado o abordou elogiando a pixação. Cansado de xingar, ele levantou seus olhos desconfiados, mirou o turista e disse com ironia: 'Gostou? Leva embora!'. Para sua surpresa, o japonês que sorria como se tivesse dentes extras na boca respondeu: 'Quanto?'. Relutando em acreditar que a sorte finalmente lhe batera à porta, ainda irônico, retrucou: 'Mil libras'. Como resposta para suas orações, o japonês tirou a carteira do bolso e começou a contar um maço de notas gordas.

Naquele dia ele chegou em casa vibrante, falando alto e contando para sua esposa e para seus vizinhos como foi que ele passou um turista pra trás e resolveu o problema da pixação em uma só tacada. 'Como é bom ser esperto', pensava ele em voz alta.

Uma semana mais tarde um de seus vizinhos lhe chamou para mostrar algo na internet. 'Essa não é a parede da sua banca?' perguntou ele apontando para a página do e-bay aberta em seu monitor. Confuso, enquanto reconhecia aquele pedaço de metal vandalizado, seu vizinho completou: 'Alguém acabou de oferecer 500 mil libras por ela!'.

Alegria de pobre dura pouco. Mas não é atoa. O que esse homem falhou em notar é que a vida lhe havia presenteado não com um turista japonês otário, mas com um Banksy.

Para alguns, um vândalo. Para muitos outros, o maior artista contemporâneo. Além de pixar seus ratos e imagens subversivas em muros e casas pelo Reino Unido afora, ele já deixou sua marca em lugares tais como o Palácio de Buckingham, British Museum, Tate Modern, o Louvre em Paris, a Disneylândia e o Muro da Cisjordânia. O fato é que ninguém sabe quem ele é. Sabe-se que ele vêm de Bristol, uma cidade a pouco mais de 100 milhas (160 km) de Londres, no oeste da Inglaterra. Sabe-se também que ele viaja, como um Papai Noel dos tempos modernos, abençoando casas, muros e qualquer superfície que se levante em via pública.

Noite passada, eu e um grupo de amigos visitamos o túnel da Leak Street, em Waterloo, também conhecida como 'Piss Lane' (nome de duplo sentido, pode ser traduzido tanto como Rua da Cachaça, quanto como Rua do Mijo). Foi lá que, semana passada, Banksy reuniu 40 amigos durante a noite e transformou um túnel fedido em uma galeria de arte. Mais será escrito sobre ele aqui em ocasiões apropriadas. Por hora, deixo com vocês com algumas fotos em primeira mão.












E para terminar minha favorita, Manbearpig Skull, em homenagem à paródia sobre aquecimento global feita pelo South Park:
O único detalhe é que essa obra não estava no túnel da 'Piss Lane', mas sim, no túnel do metro de Waterloo. Isso é apenas uma parede descascada e fui eu quem a nomeou dessa forma. Mas é impressionante como uma tarde em uma galeria de artes contemporânea pode mudar sua visão do mundo, não?

5 Comments:

At 8:47 AM, Blogger Joe Bass said...

Caralho Gui,
To esperando o que vc ficou de me enviar ontem.

meu mail, caralho:

joepopstar@gmail.com

 
At 10:16 AM, Blogger Guilherme Aguiar said...

E eu pensando que alguém finalmente tinha me mandado um comentário...

 
At 2:20 AM, Blogger Katchatcha said...

Oi, Gui!
Quando encontrar a mãe, pede pra ela ligar pra tia Maricotinha que vai tá esperando.

 
At 7:44 PM, Blogger Guilherme Aguiar said...

humpf!

 
At 1:20 AM, Blogger Katchatcha said...

yu
y]yg]t] ggfuxfiikyu
(cometário do seu sobrinho JJ)

 

Postar um comentário

<< Home